quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VW CrossBlue



        Já falei aqui no blog sobre o SUV da GM S10, que chegou recentemente ao mercado como TrailBlazer, e do futuro modelo derivado da Ford Ranger, o Everest. Nesse nicho de utilitários esportivos com o "jeitão" de uma picape fechada já contamos com a Mitsubishi Pajero Dakar, vinda da L200 Trinton, e da Toyota SW4, versão da Hilux. Agora Fiat e VW também querem entrar na brincadeira, sobre o modelo italiano falaremos futuramente, mas sobre o alemão...

Apresentação do CrossBlue.

          Apresentado no Salão de Detroit desse ano, o conceito CrossBlue antecipa as linhas finais do modelo da VW que concorrerá com os SUVs citados acima no Brasil em 2015. Embora não seja montado sobre a plataforma da Amarok e sim sobre a do novo Golf, o carro terá mais características parecidas com a picape do que com a hatch, aposentando o projeto de uma Amarok "fechada".

Projeções da Amarok SUV.
Projeto está descartado por conta do CrossBlue.

          O trem de força é composto por um motor 2.0 diesel de 192 cavalos de potência e dois elétricos, um dianteiro de 54 cv e outro traseiro de 115 cv. Como o conjunto perde energia internamente, os números finais são 305 cv de potência e 70 kgmf de torque, fazendo o CrossBlue passar dos 200 km/h e fazer de 0 a 100 km em 7,5 segundos.


          Com todos os motores ativos, o sistema híbrido é capaz de rodar mais de 40* km com um litro de combustível. Apenas no modo elétrico, o carro fica limitado a 120 km/h, com uma autonomia de 33* km, o suficiente para pequenos deslocamentos urbanos. Já rodando apenas com o motor diesel, a média ficou em 15* km/l. Para efeito de comparação, a Amarok vendida por aqui com o mesmo motor diesel (180 cv), mas sem a ajuda dos elétricos, consome 1 litro de diesel para um deslocamento rodoviário de 13 quilômetros. *Dados do CrossBlue rodando no ciclo europeu.


          Se por fora o modelo alia a robustez da Amarok com a elegância do Passat, por dentro o CrossBlue traz muito luxo, em meio a sobriedade alemã típica dos VW. O sistema de som é Fender, há nichos para iPad no encosto dos bancos, 12 air bags e ar condicionado bi-zona. Com a mistura de SUV e minivan, o carro disponibiliza muito espaço para os 6 ocupantes, com muita versatilidade na configuração dos bancos, que podem ser rebatidos de diversas maneiras.

Veículo carrega até 6 ocupantes.
Som da marca de guitarras Fender.
Nicho para iPad mini.
Interior sóbrio, mas luxuoso.

          Projetado para o mercado norte-americano, a versão de produção do CrossBlue pode sofrer alterações conforme o mercado em que for oferecida, principalmente para ajustar os preços. No caso do Brasil, por exemplo, seria mais racional uma versão de entrada com o mesmo motor da Amarok e sem os propulsores elétricos. Ou ainda o motor a gasolina 2.0 turbo TSI, que já citei no post sobre o Golf. Assim os preços ficariam entre R$110 mil e R$160 mil no mercado atual.

          
          A VW prepara uma nova linha de SUVs, com a estréia do modelo de produção do protótipo Taigun (o seu EcoSport), outro modelo médio (sem nome definido), o Tiguan (3ª geração em 2014), o carro derivado do protótipo CrossCoupé, CrossBlue (versão final do conceito) e o Touareg (3ª geração em 2014). Porém, nem todos os modelos chegarão a todos os mercados, as diferenças locais determinarão a presença de cada utilitário.

Taigun traz as linhas da futuro concorrente do EcoSport.
Carro custaria entre R$50 mil e R$70 mil no Brasil.
Repare como a maçaneta  das portas traseira ficam ocultas...
...recurso semelhante ao que a GM adota no Sonic hatch.
CrossCoupé traz linhas semelhantes ao "primo" Audi Q3.
Não há confirmação de sua oferta no Brasil.



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